Pular para o conteúdo principal

"nem todo amor acontece a primeira vista" Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (The Way He Looks)

Se uma palavra pudesse descrever essa obra seria sutileza. O filme do diretor  Daniel Ribeiro  que também assina o roteiro. Em 2010 o mesmo diretor lançou o curta Eu Não Quero Voltar Sozinho que já foi comentado pelo blog,  cuja a temática é descoberta da sexualidade por um adolescente cego e também homossexual de uma forma inusitada. Hoje eu quero voltar sozinho tem um aspecto atemporal, pois a mudança de comportamento entre os personagens varia entre o início da adolescência e a aproximação da fase adulta e o espaço, por mais que seja explicitado que se passa em São Paulo, os cenários poderiam ser em qualquer cidade grande.

Hoje eu quero voltar sozinho, como dito antes, é sutil e extremamente sensível, não apenas por seu personagem principal ser cego, mas pela forma como ele toca nas temáticas principais: conflitos da adolescência, bullying, sexualidade e cegueira.

Léo (Ghilherme Lobo), personagem principal, sente-se preso/vigiado pelos pais e busca a sua independência, como parcela considerável dos adolescentes. O superprotecionismo da mãe o incomoda e o leva a pensar a sair de casa por desejar ser a liberdade, claro que isso de forma não planejada, ficando no campo dos desejos. Eu entendi esse como sendo o grande tema do filme, por isso a mudança do título “Hoje eu quero voltar sozinho”.


Quanto ao Bullying fica claro já nos primeiros minutos do filme quando, em sala de aula, Léo é constrangido por um colega, porém a personagem Giovanna (Tess Amorim) que é sua melhor amiga cria uma especie de proteção para que o seu amigo não sofra bullying, através da companhia na escola e o cuidado que ela sempre tem com ele. Mesmo assim, Leo é marcado pelo bullying e passa por alguns durante o filme.

Essa amizade protetora, tipo “melhor amigo de infância”, de Leo e Giovanna é abalada com a chegada de um novo aluno: Gabriel (Fabio Audi) que se aproxima deles e passa a formar o trio de amigos. O filme utiliza o clima e o espaço escolar como o espaço social onde as relações se aproximam e se distanciam, tanto para aproximação de Léo e Gabriel como para o distanciamento com Giovanna.

O tema da sexualidade é tratado de forma delicada e natural, o fato de ser homossexual em nenhum momento se mostrou algo desastroso ou frutante para Léo, diferentemente do personagem de Fabio Audi, que aparentou uma crise maior em relação a sua sexualidade. Porém, a aceitação e afirmação de serem homossexuais aconteceu através de uma história onde “sempre viveremos o primeiro amor”, numa perspectiva adolescente. O diretor foi muito feliz em dar essa forma ao tema, que é abordado de forma mais explicita no curta. Quanto ao famigerado “beijo gay” do filme, não deixou a desejar, porque não se trata apenas de um beijo, mas de um símbolo do amor romântico que caracteriza o primeiro amor. Quando a militância a favor do movimento LGBT acontece no momento em que dois saem de mãos dadas.

A cegueira de Léo em nenhum momento parece ser um problema determinante para o personagem principal, nem para Giovanna e Gabriel. O fato dele ser cego traz algumas limitações porém não é algo que o levará a solidão e a viver em um mundo superprotegido como deseja a mãe de Léo, que é a personagem que evidencia as limitações da cegueira em todo o filme. Ainda nesse tema me surpreendeu a forma com que o diretor trabalhou a sexualidade e a cegueira, na cena da masturbação de Léo, o personagem se excita com o cheiro de Gabriel e mostra seus desejos sexuais.

Hoje eu quero voltar sozinho, tem um roteiro que deixa a desejar em alguns momentos, com diálogos “vazios”, mas que fazem parte do cotidiano dos personagens, a exploração dos temas é invasiva, porém acontece como algo natural e são tratadas de forma rápida, como as discussões de Léo com os pais, como a briga entre Léo e Giovanna e sua reconciliação. As falas são sempre colocadas uma após a outra sem interrupção do outro personagem, porém as ações não seguem a mesma ordem. O romance entre Léo e Gabriel e a amizade com Giovanna traz à cena um modelo de relacionamento que pode ser caracterizado como tendência universal devido a relação homoafetiva ter uma mulher como a melhor amiga, como acontece em muitos casos.

Não posso deixar de falar da atuação de Ghilherme Lobo, que merece destaque, pois sua capacidade de expressar sensações e sentimentos apenas com a fisionomia do rosto sem o olhar é muito bem trabalhada, e merce destaque.

Por fim, o filme tratou a temática da deficiência física e da sexualidade como coadjuvantemente e evidencia a adolescência e o primeiro amor, fiquei bastante feliz por ter tratado esses temas em conjunto e com naturalidade, onde o ser cego, o ser gay, o ser adolescente não tem força maior ou menor que o outro durante o filme, todos conversam em pé de igualdade. 




Assista ao trailer



Músicas do Filme





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pense em seis coisas impossíveis antes do café da manhã

-->  Música( Avril Lavigne's 'Alice In Wonderland' Video Is 'Haunting ) “Isto é impossível. Só se você acreditar que é. Às vezes, eu acredito em s  eis coisas impossíveis antes do café da manhã. Um: há uma porção para te encolher. Dois: um bolo que pode te fazer crescer. Três: animais que podem falar. Quatro: gatos que podem desaparecer. Cinco: um lugar chamado país da maravilhas. Seis: Eu posso...” , momento celebre no filme “Alice no País das Maravilhas”(Tim Buton, 2010), nunca escrevemos sozinho, esta mensagem tem sido repassada inúmeras vezes de forma diferente, “Ela acreditava em anjos, e, porque acreditava, eles exitiam” (Clarisse Lispector). Mas como acreditar nela é mostrada em Alice de forma mágica como todo aquele toque de cinema. Quem já leu o livro Alice no País da Maravilhas de Lewis Carroll, percebe que em seu texto não já essa menção ao impossível, porém todo o livro fala disso o t

Fui ver o filme A Freira. É bom?

Uma noviça à beira de fazer seus votos ( Taissa Farmiga ) e um padre ( Demián Bichir ) viajam para a Romênia para investigar o suicídio de uma jovem freira. De acordo com o diretor Corin Hardy (The Hallow), a repetição é a chave para espremer o suor frio da plateia. Quando não está sangrando, o diretor perde sua narrativa envolvendo seus personagens de velas/lanternas/sinos com cenas circulares que culminam em algo por trás delas, “ Booooohhhh! ”. Como extensão da franquia Invocação do Mal, esse é um mistério sem um final, então não perca tempo tentando evocar qualquer diálogo interno. Isso é assustador? Se não fosse por explosões súbitas de fúria do som, não haveria nada para fornecer choques, muito menos sustos. O que mais assusta é a completa e total falta de enredo ou sangue que não seca, o Santo Gral intacto até hoje, ou a simples bomba de guerra que abre o portão do inferno. Mas nada supera: o "cuspir o sangue de cristo" que toca a cortina é a maior risada que

Avatar: O Caminho da Água. Fui ver e tive reflexões filosóficas e sociológicas do filme.

O filme "Avatar: O Caminho da Água" é um dos mais populares da história do cinema e foi um marco na tecnologia de efeitos especiais. No entanto, ao avaliar o filme como um todo, há aspectos positivos e negativos a serem considerados. Avatar: O Caminho da Água" é a sequência do filme "Avatar" de 2009, também dirigida, escrita e produzida por James Cameron. O filme foi lançado em 2022 e se passa em Pandora, um planeta habitado por uma raça de seres humanoides chamados Na'vi. O filme segue a história de Jake Sully, que agora é um líder Na'vi, e sua esposa Neytiri, enquanto eles lutam para proteger Pandora de uma ameaça crescente. Uma nova empresa chega a Pandora com a intenção de explorar os recursos do planeta, mas essa exploração vem a custo da destruição dos habitats naturais e da vida selvagem de Pandora. Jake e Neytiri lideram a resistência dos Na'vi contra a empresa e tentam encontrar uma solução pacífica para a crise. Enquanto isso, eles