Pular para o conteúdo principal

1º de Maio - Dia do Trabalhador


O texto não é meu porém é interessante.


O FUTURO DO TRABALHO

Welinton dos Santos é economista e psicopedagogo

          O mundo atual passa por momentos de transformações, dentre eles a razão do trabalho será modificada.
          Quanto maior for à rede de transmissão de conhecimento e informação, maiores serão as oportunidades potenciais de diminuição das desigualdades sociais, afetando diretamente as relações de empregabilidade das nações.
          A mudança é rápida e os movimentos de redes de conhecimento definirão o futuro das ocupações profissionais.
          Práticas desta cadeia de distribuição permitirão o aumento da cidadania e este processo em cadeia permitirá uma orientação ao mundo novo do trabalho.
          O futuro será marcado por profissionais mais criativos e interagidos.
          Apesar de ceticismo por parte dos especialistas do assunto, deixo claro que muitas organizações buscam soluções de emprego para a Humanidade.
          O desemprego tenderá a ser alto nas economias desprovidas ao acesso da educação, do conhecimento e da informação simultânea.
          Para os profissionais operacionais, com menor nível de educação, alternativas como a criação de bancos do povo, empresas sociais, programas de agricultura familiar, cooperativas de artes, projetos de economia solidária, cooperativas de serviços, podem auxiliar a criar redes de ocupação, abordando nichos mercadológicos ou praticando o utilitarismo, como ferramenta para combater o tradicionalismo das profissões.
          Nas profissões ligadas ao conhecimento, devo ressaltar que existirá ainda por algumas décadas a necessidade de mão de obra direta operacional para recuperação de áreas degradadas, desenvolvimento de técnicas de aquacultura, dentre outros.
         Novas áreas de ocupação como: das ciências da nutrição (engenharia de alimentos, outros), a biomedicina, a genética, a ciência do desporto, a neurociência, conselheiros de finanças pessoais, telemedicina, teleserviços, logística operacional de atendimento aos efeitos climáticos, tecnologia verde, programas de energia renovável reuso da água e busca de energias alternativas ecologicamente corretas são de suma importância para recuperação de nosso Planeta.
         Desenvolvimento do setor de educação de interação social pode auxiliar na divulgação e ampliação do setor artístico de valor agregado, promovendo o crescimento do conhecimento e provocando a conscientização da necessidade do crescimento do emprego verde, que podem gerar milhões de empregos.
         Tecnólogos de criogenia (ramo da físico-química que estuda tecnologias para a produção de temperaturas muito baixas), coordenadores de projetos, administradores de infossistema (consultores de sistema de informações especializado em análise de processos), técnicos de desenvolvimento químico (em processos de fabricação de sabão biodegradável, outros), técnicos e engenheiros para desenvolvimento e exploração da biomassa na agricultura, profissionais na área de energias alternativas (como eletricidade sem fio, energia eólica ventos, aquecedores solares), engenharia de produtos, nanotecnologia, especialistas na preservação do meio ambiente, especialistas de ensino a distância, gestor de relações com o cliente, farmofazendeiro (juntar habilidades agrícolas as farmacêuticas), engenheiro de tecidos celulares (fabricação de órgãos humanos artificiais), biotecnologia, escritores virtuais, gestores de redes de contato, dentre tantas outras profissões, surgem no mercado de trabalho atual.
          A área de turismo ainda acanhada no Brasil e em vários países pode ser uma fonte alternativa de ocupações profissionais.
          Implantar sistemas de empreendedorismo, criar núcleos de criatividade, cooperativas de exportação são pequenas ações que impulsionam o emprego.
           O nível de abrangência das capacidades individuais e coletivas é que determinarão as futuras ocupações profissionais, mas que estas sejam sempre baseadas em realidades de respeito à natureza e ao Homem para a conquista da sustentabilidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pense em seis coisas impossíveis antes do café da manhã

-->  Música( Avril Lavigne's 'Alice In Wonderland' Video Is 'Haunting ) “Isto é impossível. Só se você acreditar que é. Às vezes, eu acredito em s  eis coisas impossíveis antes do café da manhã. Um: há uma porção para te encolher. Dois: um bolo que pode te fazer crescer. Três: animais que podem falar. Quatro: gatos que podem desaparecer. Cinco: um lugar chamado país da maravilhas. Seis: Eu posso...” , momento celebre no filme “Alice no País das Maravilhas”(Tim Buton, 2010), nunca escrevemos sozinho, esta mensagem tem sido repassada inúmeras vezes de forma diferente, “Ela acreditava em anjos, e, porque acreditava, eles exitiam” (Clarisse Lispector). Mas como acreditar nela é mostrada em Alice de forma mágica como todo aquele toque de cinema. Quem já leu o livro Alice no País da Maravilhas de Lewis Carroll, percebe que em seu texto não já essa menção ao impossível, porém todo o livro fala disso o t

Fui ver o filme A Freira. É bom?

Uma noviça à beira de fazer seus votos ( Taissa Farmiga ) e um padre ( Demián Bichir ) viajam para a Romênia para investigar o suicídio de uma jovem freira. De acordo com o diretor Corin Hardy (The Hallow), a repetição é a chave para espremer o suor frio da plateia. Quando não está sangrando, o diretor perde sua narrativa envolvendo seus personagens de velas/lanternas/sinos com cenas circulares que culminam em algo por trás delas, “ Booooohhhh! ”. Como extensão da franquia Invocação do Mal, esse é um mistério sem um final, então não perca tempo tentando evocar qualquer diálogo interno. Isso é assustador? Se não fosse por explosões súbitas de fúria do som, não haveria nada para fornecer choques, muito menos sustos. O que mais assusta é a completa e total falta de enredo ou sangue que não seca, o Santo Gral intacto até hoje, ou a simples bomba de guerra que abre o portão do inferno. Mas nada supera: o "cuspir o sangue de cristo" que toca a cortina é a maior risada que

Avatar: O Caminho da Água. Fui ver e tive reflexões filosóficas e sociológicas do filme.

O filme "Avatar: O Caminho da Água" é um dos mais populares da história do cinema e foi um marco na tecnologia de efeitos especiais. No entanto, ao avaliar o filme como um todo, há aspectos positivos e negativos a serem considerados. Avatar: O Caminho da Água" é a sequência do filme "Avatar" de 2009, também dirigida, escrita e produzida por James Cameron. O filme foi lançado em 2022 e se passa em Pandora, um planeta habitado por uma raça de seres humanoides chamados Na'vi. O filme segue a história de Jake Sully, que agora é um líder Na'vi, e sua esposa Neytiri, enquanto eles lutam para proteger Pandora de uma ameaça crescente. Uma nova empresa chega a Pandora com a intenção de explorar os recursos do planeta, mas essa exploração vem a custo da destruição dos habitats naturais e da vida selvagem de Pandora. Jake e Neytiri lideram a resistência dos Na'vi contra a empresa e tentam encontrar uma solução pacífica para a crise. Enquanto isso, eles